Como Construir um Parque de Casas Móveis — ou RV Park

Anderson Servat
6 min readMay 7, 2024

--

Cada vez mais pessoas estão optando por uma vida minimalista, migrando de grandes casas para casas pequenas e trailers de viagem. Se você já pensou em comprar um terreno para um parque de casas móveis, agora é a hora de fazer isso.

A crise habitacional e a popularidade da vida minimalista estão impulsionando esse mercado, oferecendo novas oportunidades de negócio. Um parque de casas móveis pode ser um bom investimento, mas há algumas coisas que você deve saber antes de se aventurar.

#Dica: Comprar um terreno é um dos primeiros e mais importantes passos para construir um parque de casas móveis. Dependendo da localização, você pode precisar obter diferentes tipos de permissões, licenças e certificações.

O Que São Parques de Casas Móveis?

Os EUA possuem mais de 45.600 parques de casas móveis e RVs, de acordo com a Aliança dos Proprietários de Parques de Casas Móveis. A Flórida sozinha tem mais de 5.500 parques. O Financial Times relata que cerca de 22 milhões de americanos moram em casas móveis. Essa tendência é em grande parte devido ao aumento dos preços dos imóveis.

O trabalhador médio simplesmente não pode pagar uma propriedade com preço médio. Mesmo aqueles que alugam podem gastar mais de um terço de sua renda com habitação. Considerando esses fatos, não é surpreendente que as casas móveis estejam ganhando popularidade. Seus residentes podem comprar ou alugar o lote e frequentemente acabam pagando significativamente menos do que pagariam por uma casa unifamiliar.

Também conhecidos como parques de casas pré-fabricadas, os parques de casas móveis estão sujeitos às leis estaduais e locais. A Cidade de Sequim em Washington, por exemplo, define um parque de casas móveis como o local para pelo menos duas casas pré-fabricadas que são ocupadas como moradias. Os parques de casas móveis em Hallandale Beach (Flórida) devem ter três ou mais casas pré-fabricadas com espaços de estacionamento que podem ser mantidos para aluguel ou sem aluguel.

Além disso, as casas móveis precisam atender aos requisitos de certificação impostos pela Administração Federal de Habitação. Essas estruturas são reguladas pelo Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA. Quanto aos parques de casas móveis, eles podem variar em tamanho de dois a 1.000 unidades habitacionais ou mais, dependendo do estado. Alguns oferecem acomodação permanente, enquanto outros são projetados para viajantes ou aposentados.

Geralmente, os parques de casas pré-fabricadas fornecem água, eletricidade e outras utilidades básicas. Mas você também pode construir um que tenha áreas verdes, piscinas, salas comunitárias ou serviços de jardinagem. Por exemplo, um parque de casas móveis localizado perto do mar permitiria que você cobrasse tarifas mais altas e atraísse um público mais amplo. De acordo com o Financial Times, esse modelo de negócio tem uma taxa de retorno de 4% ou mais por ano — isso é o dobro do retorno anual médio sobre investimentos imobiliários.

Plano de Negócios para Parque de Casas Móveis

A Forbes observa que a maioria dos proprietários de parques apenas compra o terreno, não as unidades habitacionais. Um lote é significativamente mais barato que uma casa tradicional ou prédio de apartamentos, o que significa que você pode comprar mais unidades por menos dinheiro.

Além disso, você não terá que lidar com reparos e manutenção doméstica. Essas tarefas ficam sob a responsabilidade dos proprietários de casas móveis. Seu único trabalho é manter o parque em boas condições e fornecer as utilidades básicas conforme exigido por lei.

Este modelo de negócio também apresenta um risco menor do que outros investimentos imobiliários devido ao baixo custo por unidade. A rotatividade de inquilinos também é menor.

De acordo com a Forbes, os inquilinos podem esperar pagar $5.000 e até mais para mover suas casas para fora de um parque. Portanto, eles tendem a permanecer mais tempo no mesmo lugar em comparação com aqueles que alugam um apartamento ou casa.

Antes de começar, faça um plano de negócios e determine como você quer proceder. Escolha um local para o seu parque de casas móveis e depois pesquise o mercado local.

Veja o que seus concorrentes estão oferecendo e tente preencher uma lacuna no mercado. Por exemplo, você poderia construir um parque de casas móveis que atraia millennials que escolhem viver uma vida minimalista. Outra opção é criar uma comunidade próspera para aposentados.

Leve em conta o tamanho do seu parque, bem como suas instalações e pontos de venda. Com essas coisas em mente, elabore um layout do parque de casas móveis e avalie os custos envolvidos. Determine se você quer comprar um parque existente e então personalizá-lo de acordo com suas necessidades ou construir um do zero.

Se você escolher a primeira opção, confira o Mobile Home Park Store, BizBuySell, MHVillage e outros mercados online para encontrar parques de casas móveis à venda.

Você também pode verificar registros públicos para ver o que está disponível em sua área. Além disso, determine se você quer apenas comprar o terreno ou fornecer moradia também. Com a segunda opção, seus inquilinos alugarão tanto o terreno quanto a casa nele.

Pesquise os Aspectos Legais

Um plano de negócios para parque de casas móveis também deve cobrir seus objetivos de curto e longo prazo, opções de financiamento, público-alvo, previsões financeiras e estratégia de marketing.

Pense também nos aspectos legais. Dependendo do estado, você pode precisar realizar um estudo de viabilidade e obter designações profissionais, como Conselheiro de Imóveis (CRE) ou Gerente de Propriedade Certificado (CPM).

Além disso, pesquise os documentos legais necessários para iniciar esse tipo de negócio, incluindo escrituras de hipoteca, acordos de propriedade, permissões de zoneamento, licenças e mais. Esses requisitos variam de estado para estado.

O Estado de Vermont, por exemplo, exige que os proprietários de negócios registrem seus parques móveis no Departamento de Habitação e Desenvolvimento Comunitário e paguem $12 por lote alugado ocupado anualmente.

Se você está planejando construir um parque de casas móveis em Michigan, Minnesota ou outros estados, você deve primeiro obter uma licença, permissões e certificações ou aprovações relevantes. Discuta suas opções com um advogado para garantir que você esteja em conformidade com a lei.

Considerações ao Comprar um Terreno Casas móveis são vulneráveis a inundações, furacões e desastres naturais, observa a Universidade do Colorado, Boulder. Isso é algo que você deve levar em conta antes de comprar um terreno para um parque de trailers.

Pergunte ao seu escritório de desenvolvimento do condado se a propriedade está em uma área de inundação. Você também precisa verificar as restrições de zoneamento (se houver) e determinar se você pode ou não instalar casas móveis na propriedade.

Mire em pelo menos três a cinco acres, dependendo de quantos lotes e espaços comuns você precisa. Escolha um pedaço de terra com seu público-alvo em mente.

Por exemplo, se você está mirando em millennials, é sábio escolher um terreno que não esteja muito longe da cidade. Os jovens têm empregos e podem não estar dispostos a viajar milhas para trabalhar todos os dias.

Mas se você está construindo um parque de casas móveis para aposentados ou nômades digitais, você pode optar por uma localização mais isolada.

Certifique-se de que a propriedade tenha fácil acesso a postes elétricos, medidores de água, sistemas de esgoto e outras utilidades. Claro, você pode tomar as medidas necessárias para instalá-las você mesmo, mas pode levar meses ou anos para obter aprovação.

As taxas de conexão de água e esgoto, por exemplo, podem chegar a cinco dígitos, dependendo da localização.

No geral, é mais fácil comprar um parque de casas móveis existente. Se essa não for uma opção, consulte um advogado e um arquiteto com experiência nesse nicho.

Determine a colocação de cada unidade habitacional, as entradas, ruas e outras comodidades. Conseguir financiamento é igualmente difícil, então esteja preparado para procurar investidores, bancos e credores privados. Considere começar instalando utilidades para três ou quatro casas móveis e expandir depois.

Quer saber mais?

CLIQUE AGORA: Abra sua empresa nos EUA agora!

ou envia-me um email:

anderson@servat.adv.br

--

--

Anderson Servat
Anderson Servat

Written by Anderson Servat

Attorney licensed in Brazil, ENTP, dyslexic. Paralegal, Texas Realtor. Back-end Developer. Stockbroker.

No responses yet